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Dentro do marketing digital, um e-book é muito mais do que um simples livro digital. Porém, não é tão fácil prever o que se pode conseguir através deste recurso. Afinal, apesar de ser peça fundamental dentro de qualquer estratégia, saber utilizá-lo é o que vai definir o quão impactante esta ferramenta pode ser para o seu negócio.
Por isso, neste artigo, você irá descobrir o que é um e-book, como ele impacta seu empreendimento e por que sua marca precisa dele.
O que é um e-book?
É preciso, antes de tudo, saber o que, de fato, é um e-book para entender a importância deste recurso para a sua marca.
O e-book nada mais é que um livro digital. Geralmente, ele contém material informativo sobre determinado assunto separado em capítulos ou tópicos. Além disso, é diagramado em um formato adequado para dispositivos eletrônicos, como desktops, tablets e smartphones.
De maneira geral, este livro digital é utilizado nos mais diversos setores do mercado. Também é comum encontrarmos adaptações de livros físicos para este modelo digital.
A produção de e-books vem ganhando cada vez mais força nos últimos anos devido à popularização do Kindle (leitor de livros digitais da Amazon), o que tornou a leitura deste tipo de material um hábito.
Agora, quando falamos do e-book dentro do marketing digital, ele surge como um recurso estratégico. Como isso ocorre?
Por que o e-book impacta positivamente o seu marketing?
Dentro da estratégia de marketing digital, o e-book possui dois grandes diferenciais: a efetividade e o custo.
Ele requer um investimento muito baixo para produção enquanto consegue trazer resultados extremamente positivos, sendo um componente para estratégias com o maior custo/benefício do mercado.
Além disso, por ser de caráter informativo na maioria das vezes, ele sempre terá apelo ao público-alvo do negócio, já que as pessoas desejam entender mais sobre as dores delas.
Confira, a seguir, os principais benefícios trazidos pelos e-books.
Aumenta a autoridade da marca
Uma vez que uma empresa opta por publicar conteúdos online, os mecanismos de busca, como o Google, estarão de olhos bem atentos para o seu material.
Se o seu e-book faz a diferença para o leitor, sana dúvidas e tem um conteúdo relevante, isso transformará o seu tráfego em algo cada vez mais orgânico. E o contrário também é verdade: conteúdos pouco relevantes e considerados pobres não ranqueiam de maneira alguma.
Isso ocorre porque as pessoas vão interagindo com seu conteúdo e, quanto mais indivíduos se interessam por ele, mais o algoritmo entende que a informação obtida através do seu site é relevante, o que faz com que a sua página seja recomendada e vista por cada vez mais pessoas.
Aumenta a captação de leads
Quando um lead inicia sua jornada no funil de vendas, ele precisa ser nutrido com materiais que o façam compreender melhor suas dores e as soluções para elas.
O problema é que nem sempre ele encontra a informação da maneira que deseja. Fornecer um e-book explicando determinado assunto não apenas aumenta o conhecimento dele com relação à adversidade, mas também o permitirá compreender melhor como a sua solução impacta de maneira positiva neste cenário.
Oferece versatilidade e personalização
Outro ponto que é necessário destacar aqui é a versatilidade do e-book. Ele possui um conteúdo muito flexível, que pode ser personalizado conforme os objetivos, o público e os modelos de um determinado negócio.
Isso permite que ele seja incluso em múltiplas estratégias de uma empresa. O foco deve ser a criação de um conteúdo que seja relevante do ponto de vista da pessoa, melhorando a percepção dela sobre algum potencial problema.
Indo mais além, o formato e a distribuição do e-book também se mostram importantes, uma vez que ele precisa ser divulgado de uma maneira que faça sentido com a sua marca.
O que preciso para criar um e-book de sucesso?
Apesar de parecer simples, criar um e-book não é uma tarefa fácil. São necessários diversos passos importantes a fim de que o material seja relevante para quem vai ler.
A seguir, você vai conferir tudo que é necessário para criar um e-book de sucesso!
Entenda a sua persona
A principal estratégia de qualquer marketing digital é conhecer o seu público-alvo, certo? Entretanto, aqui é preciso ir além.
É preciso compreender a persona que sua marca deseja atingir. Persona trata-se de uma representação semifictícia do seu cliente ideal.
Essa representação é capaz de trazer diversos dados cruciais para que a estratégia desenvolvida pela empresa seja feita da maneira mais assertiva. Isso possibilita que materiais como e-books sejam produzidos corretamente, sempre com o comprador em mente.
Crie conteúdo de qualidade
Se fizer um e-book, tenha certeza de que ele seja o mais completo possível. Somente um material de qualidade é capaz de chamar a atenção dos clientes.
Ninguém quer algo embromado e cheio de “enrolação”. É preciso que toda a construção do livro digital seja feita de maneira informativa, objetiva e útil, garantindo um entendimento rápido e simples para qualquer um que irá lê-lo.
Selecione temas relevantes
Para garantir a qualidade do conteúdo e o engajamento do público, é necessário que o material aborde temas relevantes para as possíveis dores da sua persona. E isso não significa que ele precise falar como resolver um problema. Por vezes, os e-books são o primeiro passo que uma pessoa dá na compreensão de um problema que ela esteja enfrentando.
Não basta apenas ser informativo. É preciso saber tratar o assunto certo, da melhor maneira possível, para que o conteúdo realmente se torne relevante.
E-books fazem toda a diferença
Como podemos ver, os e-books são ótimas ferramentas para quem deseja investir em estratégias novas. Apesar de simples, é um meio de aumentar continuamente o seu engajamento.
Quer compreender ainda mais sobre os e-books e outras ferramentas de marketing digital? Então contate a Inside Digital agora mesmo para que possamos ajudar você!